anna hickmann

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os Perfumes e seus componentes


O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.
Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, furtas cítricas, bergamota, etc.
O perfume de jasmim se obtém de um processo chamado “enfleurage”, que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extair o óleo com álcool. Também são utilizados químicos aromáticos.
Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarrados. Estas secreções sem diluir odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.
A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.
Classificação pela concentração:
A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente o etanol e água)
·         Parfum (extrado de perfume)   :  a forma mais concentrada, entre 20 - 40% (~25%) de comoposto aromáticos (essência);
·         Eau de parfum EdP (deo perfume)  :  varia de 12 – 18% (~15%) de compostos aromáticos (essência);
·         Eau de toilette EdT  :  8 – 14% (~10%) de composto aromáticos (essência);
·         Eau de cologne EdC (deo colônia) :  3 -7% (~5%), baixa concentração de essências (essência);
·         Splash Perfumes EdS  : ~1% de compostos aromáticos (essência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger